sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Sala de Acompanhamento Pedagógico (SAP)

    
     Como é que eu posso responder a uma pergunta, se não possuo um vocabolário vasto? Como é que posso compreender um discurso ouvido se não percebo as palavras que são ditas? Como é que tenho bons resultados nas avalições escritas se não entendo as perguntas? Como é que eu vou conseguir resolver uma equação se tenho dificuldades em fazer operações simples? Como é que vou apnhar um comboio se não sei interpretar os horários da CP? Como é que vou comprar o lache se não sei o valor do dinheiro? Como é que peço a alguém para a casa se não sei a morada?
     Estas e outras perguntas foram o que levaram a AUPA, neste ano lectivo, a iniciar um novo modelo de trabalho na SAP. Fomos falar com a Directora técnica do CAFAP, Ana Fernandes e o monitor Abel Ramos para compreendermos melhor o que há de novo neste ano.
     A Directora Técnica do CAFAP explica-nos: "Trabalhar nas competências mais básicas ainda não adquiridas e complexificá-las progressivamente, respeitando o ritmo de cada criança ou jovem, é a filosofia da Intervenção Sócio-educativa da Associação Uma Porta Amiga. Para tal, cada  criança, cada jovem é avaliado de acordo com a sua faixa etária em quatro áreas distintas: Lingua Portuguesa; Lingua Inglesa; Matemática e Competencias de Vida. Dessa forma, é realizada uma diagnose de compeências e posteriormente construido em conjunto com a criança ou jovem um Plano de Desenvolvimento Individual, que abrange diversas actividades que visam colmatar as suas principais dificuldades. É um novo modelo de trabalho, mas que com ele a equipa desta Associação pretende promover as capacidades de cada criança e jovem por forma a torná-los mais competentes para fazerem face aos desafios do dia-a-dia."
     Tendo diagnose sido iniciada durante os meses de Verão, "a AUPA decidiu premiar as crianças e jovens mais no empenho na SAP, com o objectivo de os motivar nos estudos". Afinal no Verão é sempre mais dificil colocar os jovens a estudar. "Os´prémios foram os acantonamentos na Ilha dos Hangares, com o objectivo de desenvolver a autonomia, espirito de equipa, tarefas domesticas e ainda avaliar e dar apoio nas competencias basicas, de higiene, alimentação e sociais", explica o monitor Abel.
     Durante este ano lectivo a diagnose irá continuar com o apoio dos professores destacados pelo Ministério da Educação para a nossa Associação, e na realização de planos de Desenvolvimento Individual, nas competências, tanto escolares, como de vida com actividades muito específicas. É uma trabalho mais individualizado, à medidada de cada criança ou jovem, para que todos possam ter sucesso na sua vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário