segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Actividades de Verão

Como sabem a Associação Uma Porta Amiga tem sempre um Verão em grande! Muita praia e diversas actividades para que os nossos jovens e crianças se possam divertir e aprender sempre mais.

Assim sendo, foram organizadas idas a praias todas as semanas, como a ilha de Tavira, Arraial, praia do Cabeço e praia do Barril. Tivemos também a oportunidade de realizar um acantonamento naVila de Sagres onde puderam desfrutar daquelas lindas paisagens, passeios de barco, visita ao Forte, passeios, 2 Peddy-Papers e claro..praia!
Os que se destacaram mais, ao nível do interesse e comportamento na Sala de Apoio Pedagógico, foram seleccionados para dois acantonamentos na Ilha dos Hangares.  No total foram 10 jovens e 10 crianças passar 3 dias em cada acantonamento, onde se divertiram bastante com jogos de cartas, futebol, volei, matraquilhos, geladinhos à mistura, muitos banhos, e muitas partidas!!

Foram organizadas ainda outras actividades onde houve muita diversão e aprendizagem, como um workshop de pratos feitos com tiras de folhas de jornal molhadas em cola branca e moldadas a um prato, com o objectivo de incentivar à reciclagem/reaproveitação de materiais. Fizemos também um workshop de pintura em azulejo com o apoio do IPJ, em que cada um fez o azulejo à sua maneira e sairam umas belas obras de arte!

Com o calor abrazador do Verão Algarvio decidimos ter um dia de frescura na nossa associação: houve muitos balões de água, jogos com água onde deu para tomarem uns banhos e muita mangueirada com quedas à mistura!! Demos a conhecer e colocamos em prática com os jovens e crianças, bonecos feitos de ráfia, ensinando algumas bases para porem a imaginação a fluir e poderem fazer outras coisas, para além de bonecos. Fizemos ainda jogos de todo o tipo, em que poderam exercitar o corpo, mente e alma, num dia de muita risada.

Como todos sabemos os nossos jovens e crianças têm muito talento para a música! Deste modo, dedicamos uma tarde com um lanchinho especial e a atracção principal: Karaoke! Todos participaram e entre muitas cantorias afinadas e desafinadas houve muita diversão até ao final da tarde.

A mimica também é apreciada pelas nossas crianças, desta forma desenvolvemos uma actividade onde as crianças tinham de representar profissões, animais e verbos e o restante grupo que assistia tinha de adivinhar. Foi um momento que arrancou muitas gargalhadas às crianças e até adultos, apesar da normal dificuldade em transmitir o que pretendiam, foi muito engraçado ver as crianças expressarem-se! Houve ainda uma actividade em que tiveram a oportunidade de moldar e esculpir em gesso, entre vários formatos e moldes sairam peças muito interessantes!

Os treinos de futsal também continuaram durante estas férias. Para além disso, foi organizado um jogo onde o resultado foi 3-2 a favor da equipa adversária. No entanto foi um jogo equilibrado e bem jogado! Nas próximas oportunidades daremos mais informação sobre os nossos jogos.

E muitas mais actividades!

2 comentários:

  1. Foi mesmo um verão cheio de animação mas as ferias estão a chegar ao fim agora é tempo de começar a preparar o proximo ano lectivo.
    Um abraço amigo a todos.

    AAE João Silva

    ResponderEliminar
  2. Parabéns a todos pelo Verão, aos jovens pela participação, aos funcionários pela organização
    Critina

    ResponderEliminar