terça-feira, 10 de maio de 2011

Intercâmbio com Perpignan

De 2 a 8 de Maio, em Perpignan, França,  foi realizado um intercâmbio como já foi informado há uns dias aqui no nosso blog. O objectivo foi dar continuidade ao projecto já começado no ano passado, em Tavira, pelos jovens e organizadores de Perpignan. Este ano destinou-se à recolha de imagens para o documentário que será editado em DVD, tendo ele como base o tema da Ecologia.
Foram visitadas fábricas onde os alimentos como frutas, vegetais e outros, que não são considerados bons para venda, são escolhidos e vendidos para outros fins como oferecidos a instituições de caridade e também comercializados a restaurantes, refeitórios e aproveitados para fazer sumos naturais e outros, com o objectivo de aproveitar ao máximo esses mesmos alimentos. As filmagens foram realizadas  na Direcção de Desenvolvimento Social da Juventude onde foi montado, numa sala, o cenário de uma casa onde teriam de ter maus hábitos quanto ao gasto de luz, água, lixo, etc; numa praia onde foi representado o mundo daqui a uns anos devido a esses maus hábitos e num Parque Natural Exótico que representa o mundo com os bons hábitos ecológicos.
Visitas a Perpignan avivaram bastante o conhecimento da sua Cultura, Arquitectura, História e Sociedade. Também foram visitadas umas piscinas onde a ecologia está em premanente utilização, sistemas de placas solares para energia electrica, acumulação de energia para aquecimento das águas, e até venda dessa energia; limpeza de bactérias através de potentes descargas eléctricas em tanques próprios para evitar o uso de cloros que são sempre um desconforto para quem frequenta estes espaços. Foi-nos apresentada a Universidade de Perpignan numa rápida visita guiada, onde ficámos a almoçar.
Fomos recebidos na Câmara Municipal de Perpignan por alguns representantes que agradeceram a nossa presença e participação nestes projectos. Foi visitado também um Parque Natural que tem como principal objectivo diminuir as inundações nessa zona, sendo composto por algumas divisões onde as águas são enviadas enchendo esses espaços, evitando assim as inundações nas zonas habitadas.
No último dia foram-nos oferecidos bilhetes para um jogo de Rugby com a equipa USAP de Perpignan na final dum torneio francês.
Apesar de ter sido bastante cansativo, foram dias espectaculares de muito trabalho, diversão e de convivio inesquecível!

Um muito obrigado às entidades envolvidas, interessadas e que nos deram esta grande oportunidade de conhecermos e tomarmos contacto com pessoas de outros países e culturas. Fazemos votos que este projecto tenha continuidade e que, se possível, os ensinamentos trazidos de França sejam operacionalizados no nosso município.

4 comentários:

  1. Boas fico muito feliz pelo trabalho realizado e cansativo mas foi muito gratificante no ambito de intercanbio e ecologico fico há espera das filmagens e fotos que apósto que são lindas.
    Bem vindos de volta amigos.
    Um Abraço Amigo.

    AAE João Silva

    ResponderEliminar
  2. Estamos com alguns problemas para colocar as fotos. Não consegue carregar o video para o blog. Assim que for possível, serão publicadas e, desse modo, partilharemos com todos as nossas experiências, que foram muitas, durante a nossa estada em França.

    ResponderEliminar
  3. Caros amigos: não se preocupem com o facto de ainda não terem conseguido publicar as fotos de França. A informática tem destas coisas arreliadoras! É uma questão de tempo ... e de calma. O que interessa é que valeu a pena e vieram muito mais ecológicos, penso eu.
    Bem vindos ao nosso convívio, pois todos notámos a vossa ausência.
    Parabéns pelo vosso trabalho.

    Jorge Manuel Ferreira

    ResponderEliminar
  4. Afinal é caso para dizer que tardou, mas arrecadou! As fotos estão lindas e Perpignan é uma cidade muito bonita. Valeu mesmo a pena pessoal! Esperemos que haja mais oportunidades como esta e, já agora, que o limite de idade seja alargado até aos 52 :D

    Jorge Manuel Ferreira

    ResponderEliminar