domingo, 13 de fevereiro de 2011

PAJ (Programa de Apoio Juvenil) - IPJ

Com o objectivo de ocupar o tempo livre das nossas crianças e jovens com actividades lúdicas e pedagógicas, que de outra forma a maioria não teria acesso, a Associação Uma Porta Amiga (AUPA) canditou-se ao Programa de Apoio Juvenil do Instituto Português da Juventude - IPJ.
E assim, durante as férias de Verão de 2010 realizamos diversas actividades com os nossos jovens, com esse apoio.

Começamos por ir ao Braveland em Moncarapacho, onde os nossos jovens puderam realizar outro tipo de desportos: os radicais.
Escalada, rappel, slide, tiro ao arco, jogos de setas, voleibol de praia, insufláveis ou jogos de pericía e estratégia, foram algumas das actividades que foram possiveis de realizar. No final, e após toda a diversão do dia, as três melhores equipas foram premiadas com medalhas.

Já com as nossas crianças as actividades iniciaram-se com uma visita ao ZooMarine na Guia, onde os mais pequenos puderam assistir a diversos espectáculos, especialmente o dos golfinhos, aprender sobre os grandes perigos que afectam o nosso planeta, como o aquecimento global, e ainda assistir a cinema 4D.

No final do mês de Agosto, também com as crianças da AUPA, realizou-se uma visita de dois dias a Lisboa.
O ponto alto desta visita foi o programa "Dormindo com os Tubarões" do Oceanário de Lisboa, mas não nos ficámos por aqui, também visitámos o planetário, os bastidores do Oceanário, ainda  fomos a Belém onde aproveitámos para comer os famosos pastéis de Belém e no geral, conhecer a capital do nosso país.

Já em Setembro e antes do inicio das aulas, também fomos ao jardim Zoológico de lagos. Apesar de não ser um Zoo muito grande, foi-nos possível conhecer o lince ibérico, uma espécie em vias de extinção, diversas espécies de primatas e aves. Havia lémures brancos grandes, que nunca tinhamos visto na vida! e no final ainda assistimos ao tratador a alimentar os animais.

Estas foram algumas das actividades do nosso Verão, que não teriam sido possíveis sem o apoio do IPJ: o nosso muito obrigada!

Sem comentários:

Enviar um comentário